Utilizando Software Tridimensional para Reconstruir Estruturas do Passado com base na Evidência Arqueológica

Adolfo Miguel Martins e Selina Ali

O uso de representações tridimensionais de artefatos tem sido amplamente adotado em humanidades para demonstrar como os humanos viveram no passado. Um número crescente de pesquisadores apresenta seus resultados através de um ambiente digital no qual as conclusões alcançadas são expressas de maneira muito motivadora e entusiástica. Por outro lado, parece que os dados arqueológicos estão sendo endereçados ao segundo nível de investigação científica. Filmes e outras representações digitais são agora considerados como a maneira mais eficiente de disseminação. No entanto, quão precisos e cientificamente robustos são os dados apresentados hoje em dia? Quais técnicas foram usadas para coletar os dados e quais são os objetivos que impulsionaram essa tarefa? Seria para fins de pura divulgação (revelando a existência de um sítio arqueológico) ou para relatar evidências seguindo os padrões mais elevados da ciência? O presente artigo pretende demonstrar uma das maneiras possíveis de usar o software CAD 3D dentro dos padrões mais elevados, adotando protocolos específicos projetados para registrar dados arqueológicos. O estudo tem como objetivo identificar, registrar e analisar evidências da prática florestal e sua relação com a indústria naval durante a Era Ibérica dos Descobrimentos. Isso inclui uma definição de objetivos claros e metodologias para o registro de madeiras de navio conservadas e sítios arqueológicos submarinos.