OS DOCUMENTOS ARQUEOLÓGICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE JOGOS

Ana Lúcia do Nascimento Oliveir e Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o uso dos documentos arqueológicos no ensino de história através da experiência com os jogos: “Perfil – Trilha Arqueológica” e o “Uno Arqueológico”, aplicados durante as atividades de Educação Patrimonial do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado “O papel do Patrimônio Arqueológico para a construção de materiais didáticos e sua utilização para o ensino da História”. Os jogos construídos tiveram como objetivos pedagógicos discutir a história de Pernambuco através dos objetos da Cultura Material, encontrados em escavações arqueológicas realizadas no estado de Pernambuco - Brasil, com a finalidade de refletir sobre a utilização desses vestígios, entendendo as relações simbólicas e sociais por trás de seus usos, além da necessidade de sua preservação. Com essa proposta buscamos esboçar as dificuldades e possibilidades de abordagens dos documentos arqueológicos no ensino de história.