DIDÁCTICA, ARQUEOLOGÍA PÚBLICA Y EDUCACIÓN PATRIMONIAL EN EL PARQUE MUSEO ARQUEOLÓGICO DE TUNJA – UPTC

Laura López Estupiñán & Marcela Parra, Edward Hernández, Luisa Martínez, Jaime Benavides, Daniela Ramos

Este artigo é produto de uma experiência participativa que permitiu a abordagem da população estudantil universitária e escolar à Arqueologia durante os anos de 2016 e 2019. O modelo construtivista é estabelecido como eixo central, procurando refletir sobre a relevância, vinculação e geração do conteúdo, contextualizado na escola. É dada maior importância à teoria da aprendizagem significativa, refletindo sobre a necessidade de conhecer o conhecimento prévio dos estudantes visitantes, com a finalidade de articular o conteúdo do museu por meio de estratégias didáticas que potencializam os processos de leitura-escrita, experimentação e compreensão do passado. Os resultados apoiam a função educativa do museu como um cenário que convida diálogos entre bebés, estudantes, professores e entidades museológicas, permitindo ampliar o leque da Arqueologia Pública e aprofundar os processos reflexivos da Educação Patrimonial nos Museus. Palavras-chave: Didática, Arqueologia Pública, Educação Patrimonial, Museu.