GOUVERNANCE TOURISTIQUE AU MAROC, DESTINATION MARRAKECH

Fadwa Chbani Idrissi

Este artigo tem como objetivo entender o modo de gestão turística em Marrocos em nível nacional e regional para analisar os limites da atual governança do turismo, a fim de buscar eficiência nos futuros esquemas de governança do turismo. O referencial teórico é baseado na teoria dos actores e na proximidade geográfica e organizacional. Em seguida, a análise documental e as entrevistas realizadas examinam a governança do turismo em Marrocos e no nível da área de estudo "Marrakech e o seu interior". Essa análise levou a dois resultados: por um lado, a relação organizacional entre os atores no nível nacional mostrou que as relações atuais não podem resolver o destino do turismo isoladamente em todas as suas escalas; e por outro lado, a ausência das Agências de Desenvolvimento Turístico planejadas como parte da "visão 2020" levou a uma multidão de partes interessadas com uma variedade de ações. Palavras-Chave: Gestão Turística, Marraqueche, Marrocos