ELEMENTO PATRIMONIAL PRECIOSO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS ANGOLANAS: O LIVRO DIDÁTICO

Teresa Almeida Patatas

Angola é um país em reconstrução onde a educação é vista como instrumento necessário para alavancar a situação nacional. Na educação, o livro didático (também denominados manual escolar) é um instrumento importante para professores e estudantes. No entanto é um elemento patrimonial precioso, um recurso escasso e de difícil acesso na realidade angolana, tanto nas escolas como nas bibliotecas em todos os níveis de ensino. Destacam-se aqui as bibliotecas universitárias pelo papel que as universidades têm na formação de quadros necessários para o desenvolvimento do país. O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão dos agentes educativos envolvidos na aquisição destes recursos pedagógicos para as bibliotecas, especialmente as universitárias. Destacam-se alguns aspetos que merecem uma certa contemplação quando se busca aumentar a qualidade da educação nacional. Fez-se uma pesquisa bibliográfica nessa temática e na parte empírica aplicou-se um breve questionário a usuários de uma biblioteca universitária ao sul de Angola. Os resultados revelam que os livros didáticos são um instrumento importante para os seus usuários, no entanto caro e raro, uma verdadeira preciosidade nas bibliotecas universitárias. Mostram também a necessidade de aquisição deste elemento patrimonial em qualidade e quantidade levando em conta a realidade económica e multicultural do país para o incremento de uma educação nacional de qualidade. Palavras-Chave: Livro didático, manual escolar, elemento patrimonial, bibliotecas universitárias angolanas, Angola.