A MORFOTÉCNICA DA ARTE RUPESTRE NA ÁREA NUCLEAR DE TAPERUABA, CEARÁ, BRASIL: PRIMEIRAS CONSTATAÇÕES

Thalison dos Santos, Verônica Pontes Viana, Cristiane de Andrade Buco

No Sertão Centro-Norte do Ceará encontra-se um conjunto de sítios de arte rupestre distribuído entre os distritos de Taperuaba e Juá, numa zona fronteiriça dos municípios de Sobral e Irauçuba. A arte rupestre desses sítios começou a ser estudada na década de 2000, momento em que a pesquisa caracterizou os seus principais sítios e identificou temáticas que, a priori, foram consideradas exclusivas daquela área. Na atualidade, a continuação das pesquisas permitiu realizar uma análise morfotécnica preliminar voltada à caracterização dos aspectos da identidade coletiva, representados pelos aspectos mais gerais do saber-fazer constituintes dos conhecimentos tradicionais de materialização de imagens. As análises abarcaram os seguintes componentes de um processo de materialização no âmbito de um sistema imagético: a) a concepção mental das ideias-tema; b) os métodos e as técnicas de materialização de imagens; c) e o agenciamento dos elementos morfotécnicos universais (os pontos, as linhas, as formas, os espaços e as cores) na materialização das ideias-tema. Essas análises revelaram duas diretrizes morfotécnicas diferenciadas, possivelmente ligadas a conhecimentos tradicionais de materialização de imagens que seriam convergentes com a hipótese de que dois grupos produziram imagens na área de Taperuaba.