USO DIDÁTICO DO TERRITÓRIO E DO PATRIMÓNIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Nuno Martins Ferreira, Luís Mendes Sandra Pereira

A unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa, tem como principais objetivos de aprendizagem o aprofundamento, o estudo e análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP); o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP; o desenvolvimento de técnicas e procedimentos de investigação em História e Geografia; e a conceção e planificação de projetos de investigação, a partir de temas da História e Geografia, com um enfoque local. Os estudantes são convocados a desenvolver um trabalho de pesquisa que parta das potencialidades de alguns temas e dos recursos patrimoniais que o Meio oferece. O projeto de investigação que aqui se apresenta tem como tema as feiras medievais e procurou compreender a sua importância espácio-temporal na HGP, bem como a sua recriação na atualidade, à luz de um quadro conceptual crítico da patrimonialização enquanto ‘invenção da tradição’. A partir da investigação feita em torno destas questões, que em termos metodológicos recorreu a pesquisa bibliográfica, a trabalho de campo e ao questionário, fez-se uma proposta de preparação e recriação de uma feira medieval.Neste texto, expõe-se a questão de partida, bem como a identificação e caracterização do problema, em que se explicitará as questões secundárias e a metodologia adotada. Far-se-á um enquadramento teórico, com o desenvolvimento de alguns conceitos-chave e apresenta-se uma proposta de atividades planificadas com o objetivo de trabalhar as feiras históricas numa turma do 1º CEB. Palavras-chave: Feiras medievais; recriação histórica; território; património; Ensino da História e da Geografia; 1º Ciclo do Ensino Básico.